Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio

  • 29/01/2024
Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio
Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou a Israel o “cumprimento imediato” da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), emitida na última sexta-feira (26) em Haia, exigindo que Israel evite qualquer ato de genocídio e permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Em comunicado oficial, o Itamaraty enfatizou a natureza vinculante das medidas cautelares aprovadas no processo movido pela África do Sul.

“O governo brasileiro tem a convicção de que as medidas cautelares contribuirão para garantir o cumprimento da Convenção e a proteção dos direitos do povo palestino, bem como o necessário e imediato alívio humanitário, conduzindo à pronta cessação das hostilidades”, frisou o Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil apoiou a África do Sul no final de dezembro, quando o país africano apresentou um recurso à corte acusando Israel de suposto genocídio.

Jerusalém, capital palestina

Em meio a pedido de liberação de cerca de 130 reféns mantidos cativos pelos terroristas do Hamas e apoio à solução de dois Estados, o Itamaraty propõe que Jerusalém Oriental seja capital palestina.

“O Brasil reitera a defesa de um Estado palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, concluiu o comunicado.

A Corte Internacional de Justiça não emitiu uma declaração direta sobre a acusação central do processo, que versa sobre se a população da Faixa de Gaza está sujeita a genocídio.

O argumento principal foi que os casos de genocídio são complexos, exigindo um período considerável para uma decisão definitiva, muitas vezes se estendendo ao longo de anos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-pede-que-israel-cumpra-imediatamente-decisao-de-tribunal-sobre-genocidio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes